A pedido da SOS Itupararanga, foi realizada recentemente uma reunião com a equipe da Unidade de Planejamento Oeste e com a UGR/ Cotia, ambas da Sabesp, para tratar da situação do Ribeirão dos Foges. O encontro também contou com a participação da gestão da APA da Itupararanga.
O Ribeirão dos Foges é um importante afluente do Ribeirão Vargem Grande, que deságua no Rio Sorocamirim, formador da Represa Itupararanga. Pode ser observado ao lado da ferrovia que atravessa o pontilhão na Rodovia Bunjiro Nakao no km 50. O Foges tem suas nascentes localizadas no Distrito de Caucaia do Alto, e tem sido afetado pelo lançamento de esgotos doméstico sem tratamento e por efluentes industriais ao longo do seu percurso.
A SOS Itupararanga esclareceu que o que motivou a reunião de hoje com a Sabesp foi a constatação de espumas, odor característico de efluente industrial e alteração na cor da água deste ribeirão, ainda quando eram realizadas as vistorias das obras de duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao. Naquela ocasião, a denúncia foi encaminhadaà CETESB/Agência de Embu das Artes e à gestão da APA de Itupararanga. A ONG também enfatizou que o objetivo deste encontro é buscar, em conjunto com a Sabesp e a gestão da APA, as eventuais soluções para este problema, que tem impactado de forma significativa a qualidade das águas deste importante contribuinte da represa.
Sobre as previsões para a universalização do saneamento em Caucaia, a Sabesp apontou para o ano de 2033. Hoje, há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a companhia, a Prefeitura e o Ministério Público, que determina um cronograma de atendimento a três bacias no município, com atendimento de aproximadamente, 80% da população de Cotia, mas que não inclui o Distrito de Caucaia do Alto.
Segundo a Sabesp, a região de Caucaia é complexa do ponto de vista da topografia e do tipo de ocupação, pois possui inúmeros núcleos isolados, o que exige grandes investimentos e estudos para encontrar uma solução técnica e economicamente viável. O licenciamento ambiental é outra etapa a ser vencida, pois consome prazos longos até a aprovação dos projetos de saneamento.
A boa notícia é que o Jardim das Oliveiras, comunidade localizada no distrito de Caucaia, receberá um Sistema de Tratamento de Esgotos que atenderá cerca de 600 residências. Após quase 20 anos de espera, a Sabesp conquistou a aprovação pelos órgãos ambientais para a execução deste importante projeto.
A SOS Itupararanga e o gestor da APA, Waldnir Gomes, colocaram-se à disposição para acompanhar o andamento do assunto e fortalecer as discussões junto à APA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e Prefeitura de Cotia.