Hoje, 10 de fevereiro, dezesseis arcos da barragem resgatam aqueles velhos tempos em que Itupararanga exibia sua beleza pelas águas vertendo pelo paredão.
Nesta mesma data também aconteceu mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica (GT-CH), que discute neste momento um cenário muito diferente daquele que motivou a sua criação em 2021. Com 94,65% de seu volume e na cota 823,43m (dados de 09 de fevereiro), Itupararanga está prestes a atingir sua capacidade máxima de 100%. As chuvas do início de fevereiro chegaram à marca de 66,21 m³/s, quando a média esperada para o mês todo é de 19,92 m³/s. Para manter o controle da vazão e evitar o vertimento pela barragem, a CBA, com base na regra operativa que está sendo aplicada desde janeiro de 2023, está operando o reservatório com uma vazão de saída que atingiu os 21 m³/s durante os últimos dias.
A elevação do nível da represa nos últimos dias trouxe também uma preocupação aos integrantes do GT-CH: o aumento da vazão e do nível do Rio Sorocaba na área urbana da cidade. Durante a reunião, o grupo recebeu, informalmente, a notícia de que a partir de hoje seria aberto o descarregador de fundo do reservatório para aumentar a vazão de saída de água. Esta medida teria a finalidade de, neste momento, reduzir o nível da represa para evitar o vertimento de água pelos arcos, já que existem previsões de grandes volumes de chuva na região a partir da 2ª quinzena de fevereiro.
O uso do descarregador de fundo implica não apenas no aumento da vazão da calha do Rio Sorocaba, mas também, em alterações na qualidade da água utilizada para o abastecimento de Sorocaba e Votorantim, que fazem suas captações abaixo da barragem. As águas que saem pelo descarregador levam nutrientes e outros sedimentos do fundo da represa, o que exige alternativas pelas empresas de abastecimento para o tratamento da água que será distribuída para a população.
Diante da notícia, o GT-CH decidiu agendar uma nova reunião para a próxima semana, que tem como finalidade restabelecer uma comunicação mais ágil e estreita com todas as instituições do grupo, de modo que as informações cheguem de forma organizada e antecipada, e as decisões sejam compartilhadas, contando com a participação de todos os interessados.

