Iniciando as atividades da Patrulha de Educação Ambiental, a Polícia Militar Ambiental de Sorocaba esteve hoje (20) na SOS Itupararanga para um encontro que certamente contribuirá para a formação dos jovens do curso de informática da ONG.
Com uma linguagem clara e acessível, o Cabo Garramone e a Soldado Larissa trouxeram inúmeros conhecimentos sobre o trabalho que realizam para combater os crimes ambientais, como desmatamento, maus tratos aos animais domésticos, tráfico de animais silvestres, extração ilegal de palmito, pesca predatória com tarrafa, entre outras infrações que acontecem aqui em Ibiúna.
Os policiais também instruíram os alunos sobre os procedimentos para a apresentação de denúncias e como a Ambiental atua nestes atendimentos.
Muito participativos, os jovens esclareceram diversas dúvidas e curiosidades, e compreenderam a importância da participação da sociedade na proteção do meio ambiente da nossa cidade. Garramone trouxe dados que impressionam, como no caso da pesca na piracema, que é o período de reprodução dos peixes. Nesta época, se retirada do seu habitat uma fêmea, ela deixa de repovoar o ambiente com cerca de mais de 1.000 ovos.
Como materiais de apoio, os policiais trouxeram ainda o casco de uma tartaruga, o couro de um jacaré, uma gaiola e uma tarrafa, todos objetos de apreensão e que ilustram ainda mais as informações que apresentaram para as turmas da ONG.
A SOS Itupararanga agradece a Polícia Militar Ambiental de Sorocaba, em especial ao Cabo Garramone e à Soldado Larissa pela parceria, e parabeniza a instituição por este projeto tão importante que leva a educação ambiental para as escolas da nossa região.





