A represa Itupararanga já está sendo operada com vazão reduzida. A informação foi apresentada na manhã de hoje (12), durante mais uma reunião do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica, do qual a SOS Itupararanga é integrante. Até o final de março, a vazão defluente era de 22 m³/s. Em abril, a vazão passou para 9,54 m³/s.
A redução de vazão está de acordo com a regra operativa em prática desde o início do ano. O nível atual da represa está na cota 822,44m, o que representa 82,02% de seu volume.
Aliás, na reunião, tanto o SAAE/Sorocaba quanto a Águas de Votorantim comunicaram a melhora na qualidade da água nos pontos de captação de ambas as concessionárias de abastecimento após o fechamento do descarregador de fundo, que havia trazido alterações nos teores de Ferro e Manganês na água captada.
A CBA esclareceu que elaborou, em 2020, um plano de manutenção e revitalização das estruturas da barragem, e que o descarregador de fundo também passou por esta revitalização. Informou ainda que este dispositivo é um elemento importante, e que eventualmente, poderá ser utilizado novamente, sempre informando ao grupo de crise e as empresas de abastecimento público.
Alerta de chuvas fortes nos próximos dias
De acordo com a CBA, para os próximos 10 dias, há a previsão de até 124 mm de chuvas, podendo resultar em eventuais alagamentos. A empresa descarta, entretanto, a necessidade de reabertura do descarregador de fundo neste momento.