Em parceria com a Sabesp, a SOS Itupararanga realizará uma campanha que tem como objetivo sensibilizar e orientar os moradores dos bairros onde a companhia de saneamento já implantou sistemas de tratamento a executarem a ligação da residência à rede de esgoto. O bairro Vargem do Salto foi selecionado para iniciar esta campanha.
Este tema, que já foi apresentado pela ONG à prefeitura de Ibiúna, é de fundamental importância para a melhoria da saúde pública e do meio ambiente, em especial da qualidade da água dos rios afluentes da represa Itupararanga.
O bairro Vargem do Salto abriga muitas nascentes e é percorrido pelo Rio Una, um dos formadores do reservatório de Itupararanga.
Este importante rio ainda recebe esgoto sem tratamento proveniente de residências que não se conectaram à rede.
A Sabesp investiu cerca de R$ 1,5 milhão de reais na construção do sistema de tratamento no bairro, projetado para atender, aproximadamente, 250 residências, Deste total, apenas 21 fizeram a ligação e a destinação correta do efluente.
A campanha terá como finalidade orientar os moradores sobre os impactos que o esgoto causa na saúde das pessoas, no meio ambiente e também no turismo, já que naquele bairro está localizado um importante atrativo turístico de Ibiúna, a Cachoeira da Vargem.
Na tarde de ontem (25), a diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, e o Engº Químico da Sabesp, Alexandre Vieira, reuniram-se na sede da SOS Itupararanga para elaborar o planejamento da campanha, que envolverá reuniões com a prefeitura e com a comunidade da Vargem do Salto.