O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ibiúna (CONDEMA) reuniu-se na manhã de ontem (02) para discutir novos licenciamentos ambientais e a viabilidade de novos empreendimentos que pretendem se instalar na cidade. A SOS Itupararanga, que ocupa o cargo de secretaria executiva do conselho, sediou a reunião.
Uma empresa de consultoria ambiental trouxe para a análise de viabilidade pelos conselheiros a proposta de um novo loteamento residencial com, aproximadamente, 200 lotes, no Bairro Feital. Ainda serão elaborados o projeto urbanístico e todos os estudos ambientais, mas o CONDEMA já destacou recomendações como a importância de um sistema de tratamento de esgotos e a implantação da coleta seletiva de resíduos no empreendimento. Ainda sobre loteamentos, o CONDEMA deverá se manifestar em breve sobre o pedido de regularização de um empreendimento localizado na Rod. Julio Dal Fabro.
A Secretaria de Meio Ambiente, que preside o conselho, atualizou informações e solicitou um parecer do colegiado sobre outras atividades que estão sendo licenciadas pelo município, como duas unidades fabris do ramo alimentício e uma empresa de plásticos que está sendo implantada no pólo industrial.
O CONDEMA/Ibiúna tem um papel relevante na análise e aprovação de empreendimentos que chegam ao município, e é o fórum para discussão e proposição de medidas e ações necessárias para a melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da população. Por esta razão, a participação de todos os representantes das secretarias municipais, dos vereadores e da sociedade civil se faz tão necessária.