Meio Ambiente, Habitação e Obras serão as secretarias municipais de Cotia que irão compor, junto com a SOS Itupararanga, o grupo de trabalho que conduzirá as tratativas junto à Sabesp sobre o saneamento em Caucaia do Alto. Este foi o encaminhamento apresentado pelo Secretário de Habitação, Onofre Ferreira, na reunião com a ONG que aconteceu hoje.
Após ter participado da reunião do Conselho de Meio Ambiente ontem, a ONG voltou a Cotia hoje (14), e desta vez, para conversar com a equipe da Secretaria de Habitação, uma agenda que também foi solicitada pelo vereador Sérgio Folha, para apresentar a problemática da falta de tratamento de esgoto em Caucaia e como este impacto atinge o reservatório de Itupararanga. A ONG esclareceu aos presentes que o Ribeirão dos Foges, que nasce e atravessa o território de Caucaia, recebe todo o esgoto sem tratamento do distrito, despeja suas águas no Ribeirão Vargem Grande (altura do km 54 da Bunjiro Nakao), que é um afluente do Sorocamirim, rio formador da represa. E relembrou que o ano de 2033 foi a previsão dada pela Sabesp para solucionar este problema. A secretaria, que participou diretamente das discussões sobre Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Sabesp, a Prefeitura e o Ministério Público, relembrou que foi estabelecido um cronograma de atendimento para a bacia do Rio Cotia, e que não inclui investimentos para o tratamento de esgoto do Distrito de Caucaia do Alto.
A conversa, muito produtiva, também tratou da aprovação de empreendimentos imobiliários em Caucaia do Alto, e a secretaria explicou que a aprovação acontece no âmbito do GRAPROHAB ou na própria prefeitura, e que em ambos os casos há uma fiscalização em relação à infraestrutura implantada para a destinação final do esgoto.
O Secretário Onofre prontamente se comprometeu em levar ao prefeito de Cotia os temas da reunião, e propôs a criação de um grupo para dar andamento ao assunto junto à Sabesp. “ Esta é uma região em franco desenvolvimento, e é do nosso interesse firmar novos prazos com a Sabesp. Será um benefício para o município”, comentou o secretário.