A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Com iniciativa da SOS, Cotia cria grupo para tratar do saneamento em Caucaia do Alto
Com iniciativa da SOS, Cotia cria grupo para tratar do saneamento em Caucaia do Alto

Com iniciativa da SOS, Cotia cria grupo para tratar do saneamento em Caucaia do Alto

Compartilhe:

Meio Ambiente, Habitação e Obras serão as secretarias municipais de Cotia que irão compor, junto com a SOS Itupararanga, o grupo de trabalho que conduzirá as tratativas junto à Sabesp sobre o saneamento em Caucaia do Alto. Este foi o encaminhamento apresentado pelo Secretário de Habitação, Onofre Ferreira, na reunião com a ONG que aconteceu hoje.

Após ter participado da reunião do Conselho de Meio Ambiente ontem, a ONG voltou a Cotia hoje (14), e desta vez, para conversar com a equipe da Secretaria de Habitação, uma agenda que também foi solicitada pelo vereador Sérgio Folha, para apresentar a problemática da falta de tratamento de esgoto em Caucaia e como este impacto atinge o reservatório de Itupararanga. A ONG esclareceu aos presentes que o Ribeirão dos Foges, que nasce e atravessa o território de Caucaia, recebe todo o esgoto sem tratamento do distrito, despeja suas águas no Ribeirão Vargem Grande (altura do km 54 da Bunjiro Nakao), que é um afluente do Sorocamirim,  rio formador da represa. E relembrou que o ano de 2033 foi a previsão dada pela Sabesp para solucionar este problema. A secretaria, que participou diretamente das discussões sobre Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Sabesp, a Prefeitura e o Ministério Público, relembrou que foi estabelecido um cronograma de atendimento para a bacia do Rio Cotia, e que não inclui investimentos para o tratamento de esgoto do Distrito de Caucaia do Alto.

A conversa, muito produtiva, também tratou da aprovação de empreendimentos imobiliários em Caucaia do Alto, e a secretaria explicou que a aprovação acontece no âmbito do GRAPROHAB ou na própria prefeitura, e que em ambos os casos há uma fiscalização em relação à infraestrutura implantada para a destinação final do esgoto.

O Secretário Onofre prontamente se comprometeu em levar ao prefeito de Cotia os temas da reunião, e propôs a criação de um grupo para dar andamento ao assunto junto à Sabesp. “ Esta é uma região em franco desenvolvimento, e é do nosso interesse firmar novos prazos com a Sabesp. Será um benefício para o município”, comentou o secretário.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *