Uma visita ao reservatório de Itupararanga pelos agentes da Unidade Básica de Saúde da Vargem do Salto cumpriu mais uma etapa da campanha que está sendo realizada pela ONG sobre o saneamento do bairro. O objetivo foi oferecer esta vivência aos profissionais, para compreenderem como os impactos do esgoto da Vargem do Salto alcançam este importante manancial.
As atividades aconteceram no Parque Ecológico Itupararanga, e a ONG iniciou os trabalhos relembrando aos agentes os conceitos passados naquela palestra sobre Itupararanga que foi realizada na UBS e associando a teoria com a prática, demonstrando a localização dos rios formadores do reservatório, da Vargem do Salto e sua ligação com a represa através do Rio Una. “Agora entendemos onde termina o Rio Una que passa lá no bairro”, comentaram os participantes.
Com o apoio da Guarda Municipal de Ibiúna, os agentes de saúde puderam percorrer vários trechos do reservatório embarcados na Patrulha Náutica, visita que foi monitorada pelos GCMs Luciano e Bravo, que gentilmente dedicaram muita atenção e ofereceram conhecimentos e experiências sobre a represa para os participantes.
Com esta experiência e compreensão do ambiente, os agentes ganham mais conhecimentos para interagir com a comunidade da Vargem do Salto durante a campanha que está sendo desenvolvida pela SOS Itupararanga e que tem como finalidade sensibilizar a população do bairro sobre a importância da conexão do esgoto à rede da Sabesp.
A SOS Itupararanga agradece à UBS da Vargem do Salto e à Guarda Civil Municipal de Ibiúna, em especial, aos GCMs Luciano e Bravo pelo apoio a este importante projeto da nossa ONG.