A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Câmara Municipal sedia tratativas sobre saneamento da Vargem do Salto
Câmara Municipal sedia tratativas sobre saneamento da Vargem do Salto

Câmara Municipal sedia tratativas sobre saneamento da Vargem do Salto

Compartilhe:

A situação do saneamento e as soluções para o problema do esgoto na Vargem do Salto foram a pauta da reunião que aconteceu na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Ibiúna. A SOS Itupararanga levou o tema para discussão para que, de forma compartilhada, fossem definidos os encaminhamentos necessários.

A diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, apresentou a atual situação do saneamento no bairro e as ações que já foram realizadas pela campanha que está sendo liderada pela entidade, em parceria com a Sabesp, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vargem do Salto, as escolas municipal e estadual do bairro e a Prefeitura de Ibiúna. Palestras para os professores, a capacitação dos agentes de saúde com atividades teóricas e práticas incluindo até mesmo com visita à represa e a produção de um vídeo sobre com fazer as ligações de esgoto integram as ações já realizadas.

O presidente da Câmara, Naldo Firmino, conduziu a reunião e destacou que “o problema é de todos, todos temos direitos, mas também, obrigações e deveres”. O secretário de meio ambiente, Rafael Ribeiro, comprometeu-se em auxiliar nas tratativas para que sejam providenciadas as ligações tanto de água quanto de esgoto da UBS e da escola municipal, prédios públicos no bairro que ainda não estão conectados à rede de esgoto da Sabesp. O secretário de saúde, Valdir Messias, ressaltou a importância da intervenção da Vigilância Sanitária neste caso, e de acordo com a proposta sugerida pela ONG, nesta primeira etapa, a VISA emitirá um comunicado para orientar a população.

Os problemas de saúde detectados na população do bairro foram apontados pela UBS, como verminoses, o déficit de crescimento e desenvolvimento das crianças, e até mesmo, a saúde das gestantes está sendo afetada pela falta de água e esgoto tratados.

Como encaminhamentos, foi dado à prefeitura de Ibiúna o prazo até 21 de outubro para que a escola municipal e a UBS sejam conectados à rede da Sabesp, e uma nova reunião entre o vereador Naldo e a SOS Itupararanga será realizada nos próximos dias para o planejamento de outras medidas que possam auxiliar na agilização das novas ligações de esgoto no bairro.

Confira algumas fotos da audiência:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *