No último dia 22, o Parque Estadual Jurupará completou 31 anos de criação, e o 1º Encontro de Observadores de Aves foi o evento escolhido para celebrar o aniverssário desta importante unidade de conservação estadual que temos em Ibiúna. As cores, os cantos e o vôo das aves do Jurupará tornaram a comemoração ainda mais especial !!!
A SOS Itupararanga esteve presente, com a doação de materiais informativos e brindes, além da participação da bióloga Suelen Moraes, especialista nesta atividade de observação de aves, e que guiou um dos grupos de participantes pelas trilhas e cachoeiras do PEJU.
Nosso parceiro Edivald Paulo, que trabalha e mora no parque, coordenou as atividades deste primeiro encontro, tão repleto de conhecimentos e encantos da natureza. Edivald há anos se dedica à observar e catalogar a grande variedade de espécies que existem na unidade, e tem um amplo conhecimento das riquezas existentes no PEJU.
Paulo Serafim, fotógrafo e observador de aves reconhecido pelo trabalho que realiza também marcou presença, compartilhando sua vasta experiência com os visitantes. O evento também recebeu integrantes do COAVES – Clube de Observadores de Aves de Sorocaba e de outros grupos de observadores.
O Parque Estadual Jurupará é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criado pelo Decreto 35.703, de 22 de setembro de 1992, e administrado pela Fundação para Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística do Estado de São Paulo. O PEJU também é uma área estratégica e de grande importância em relação aos recursos hídricos, pois abriga, entre outros reservatórios, a Represa Cachoeira do França, manancial de abastecimento público do SISTEMA PRODUTOR SÃO LOURENÇO (SPSL), criado pela Sabesp com o objetivo de garantir o abastecimento de mais de 1,5 milhão de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
Confira algumas fotos do evento: