O plano para as futuras ações na Vargem do Salto foi a pauta da reunião realizada nesta manhã entre a SOS Itupararanga e a Sabesp. O encontro, que aconteceu na sede da ONG, tratou das próximas etapas da campanha que está sendo realizada na Vargem do Salto para orientar a população sobre a importância da conexão das residências à rede de esgoto que já está implantada no bairro.
Rodrigo Padilha, responsável pelos setores comercial e administrativo da recém criada Divisão da Sabesp em São Roque, trouxe novas contribuições para a campanha, como o compromisso da companhia em avaliar o enquadramento das famílias na tarifa social, a simplificação da documentação necessária para fazer os pedidos de ligação de água e esgoto, a doação das caixas padrão para as ligações de água para as famílias em situação de vulnerabilidade social, além de mobilizar sua equipe para agilizar o atendimento das futuras ligações no bairro.
No entanto, para que este plano de ação se inicie, é necessário que os moradores já tenham construído a rede interna, bem como, a caixa de esgoto na área externa do imóvel. Sem estas medidas, fica inviável a Sabesp dar sequência às providências que foram acordadas.
A SOS Itupararanga está trabalhando no sentido de buscar recursos (sejam financeiros, na forma de materiais de construção ou mão-de-obra) e também acompanhando o levantamento das famílias em situação de vulnerabilidade social que está sendo realizado pelos órgãos ligados à prefeitura de Ibiúna, para que, eventualmente, possam receber algum apoio para a construção destas conexões. Esta informação já havia sido apresentada pela ONG na reunião que aconteceu na Câmara Municipal no final de setembro.
Diante deste cenário, a SOS Itupararanga pede a colaboração do poder público, ou seja, Prefeitura e Câmara Municipal, e também da iniciativa privada de Ibiúna para que consigamos os recursos necessário para dar agilidade no andamento das obras considerando a urgência da situação da Vargem do Salto.