O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ibiúna (CONDEMA) recebeu na manhã de hoje o Sgto. Malaquias e o Cb. Adami, ambos da Polícia Ambiental de Sorocaba, para uma apresentação do balanço da atuação da instituição no município de Ibiúna. O encontro aconteceu na sede da SOS Itupararanga, que ocupa o cargo de secretaria executiva do CONDEMA.
A deficiência de efetivo, com apenas 2 viaturas para atender 22 cidades foi um dos aspectos apresentados pela Ambiental, que em contrapartida, tem recebido um volume elevado de denúncias de infrações no município de Ibiúna. Mesmo diante destas limitações, os números retratam o esforço da polícia ambiental no atendimento destas denúncias: apenas este ano, foram 77 boletins de ocorrência, 161 termos de vistoria, 85 autuações, e a soma de 524 mil reais de multas aplicadas.
O que ficou claro na reunião é que, apesar do trabalho que vem sendo feito pela Polícia Ambiental de Sorocaba, se faz necessária a articulação com outros segmentos, como a Guarda Municipal, a Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente de Ibiúna e até mesmo a sociedade civil, como a ONG, para apoiar, otimizar, agilizar e ter mais eficiência nestes atendimentos.
O conselho também conheceu como se faz a tramitação do atendimento pela polícia, que tem início com a apresentação da denúncia seja pela população, seja pela prefeitura. Usando como exemplo um crime de desmatamento sem autorização, ao receber a denúncia, a ambiental realiza a fiscalização da área por até 3 tentativas, com o objetivo de identificar e qualificar os responsáveis. Não encontrando ninguém no local, a denúncia é apresentada à delegacia, para que se instaure uma investigação e um inquérito na polícia civil.
O CONDEMA alertou sobre a necessidade da Secretaria de Segurança de Ibiúna reativar a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal, que contava com um grupo de GCMs capacitados, o que agilizava o atendimento às denúncias de crimes ambientais e o encaminhamento à Polícia Ambiental para as providências cabíveis.