Cumprindo sua agenda de trabalho, os APAventurandos estiveram na semana passada em São Roque e Sorocaba, para algumas visitas e entrevistas que tiveram a água como pauta principal.
Em São Roque, os jovens da SOS Itupararanga foram recebidos pelo responsável pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sabesp no município, Fábio de Andrades, que ofereceu ao grupo uma infinidade de informações sobre o sistema de abastecimento de água e todo o tratamento realizado até as água dos Rios Sorocamirim, Canguera, Aracaí e Junqueira chegarem nas torneiras da população.
Os APAventurandos encerraram a semana de trabalho na Estação de Tratamento de Água - ETA Cerrado, em Sorocaba, onde foram recebidos pela equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Nosso parceiro Luiz Augusto Assumpção, educador ambiental do SAAE, enriqueceu o encontro com uma capacitação oferecida aos jovens, oportunidade que trouxe informações desde como é realizada a gestão dos recursos hídricos, até a importância do Rio Sorocaba, das represas Ferraz, Ipaneminha e Itupararanga como mananciais de abastecimento público, além de apresentar na teoria e na prática todas as etapas e tecnologias utilizadas pelo SAAE para o tratamento e abastecimento dos sorocabanos.
Muitos dados e informações impressionaram e reforçaram ainda mais a magnitude de Itupararanga e do Rio Sorocaba para a sobrevivência da cidade. Há 45 anos, a represa passou a abastecer a população, e hoje, junto com o rio que dá nome à cidade, matam a sede de mais de 660 mil pessoas. São 14 km de adutoras que levam 1.950 litros por segundo de água da represa até o SAAE, e que pela diferença de altitude (cerca de 120m), chegam por gravidade até a ETA.
Em breve, as matérias completas produzidas pelo APAventurando estarão no ar! Siga-nos nas redes sociais @apaventurando.
Veja também algumas fotos das visitas: