A SOS Itupararanga, preocupada com os efeitos da estiagem e das altas temperaturas que afetam a região, consultou as concessionárias de abastecimento público sobre as ações que estão sendo planejadas para garantir a continuidade do abastecimento de água sem comprometer o nível da represa de Itupararanga. A pergunta feita foi: “Diante da estiagem e das altas temperaturas que atingem nossa região, a concessionária já está planejando alguma ação em relação ao abastecimento de água da população, por meio de racionamento, rodízio ou outra medida para evitar o consumo excessivo, o desperdício e assim, o comprometimento do nível da represa de Itupararanga em razão da falta de chuvas?”
Em resposta, a concessionária Águas de Votorantim esclareceu que, até o momento, não vê necessidade de racionamento ou rodízio de água no município de Votorantim:
“A concessionária Águas de Votorantim S/A não enxerga no momento, a necessidade de racionamento ou rodízio de água para o município de Votorantim.
Grande parte dos esforços e investimentos da concessionária estão voltados para a redução das perdas de água, o que também diminui a quantidade de água captada do manancial. A água que é desperdiçada, tanto no sistema de abastecimento quanto nos processos de tratamento, sem ser efetivamente utilizada, é um dos focos principais da concessionaria.
Desde que assumiu o serviço em 2012, quando o índice de perdas era de aproximadamente 60%, a concessionária vem trabalhando forte no combate e redução de perdas, já alçando valores abaixo dos 20%, um marco que é referência nacional. Entretanto, manter esse nível é um desafio constante, especialmente devido ao crescimento das áreas irregulares.
Mesmo assim, a concessionária continua empenhada, utilizando diversas tecnologias avançadas, incluindo inteligência artificial, para detectar vazamentos não visíveis e identificar alterações no consumo que possam indicar problemas na rede.
Reconhecemos a importância de compartilhar nossos esforços com a sociedade, ONGs e órgãos fiscalizadores. Por isso, gostaríamos de convida-los para conhecer nosso Centro de Controle Operacional (CCO) e as tecnologias de ponta utilizadas nesse tema que é fundamental para preservação do abastecimento regular de água tratada para a população e do meio ambiente.“