A semana dos APAventurandos foi marcada pela visita a mais um sistema de abastecimento de água na APA. Desta vez, a Saneaqua recebeu os jovens, na cidade de Mairinque.
A equipe da Saneaqua, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto de Mairinque, abriu as portas de sua Estação de Tratamento de Água (ETA) e apresentou todo o sistema de abastecimento público que tem a Represa do Fiscal, um dos braços do reservatório de Itupararanga, como um dos mananciais que abastece a população mairinquense. São 50 litros de água por segundo chegando na ETA, e que são somados a mais 18 litros por segundo captados na Represa Carvalhal para atender mais de 47 mil moradores. A captação na Represa do Fiscal representa 40% do abastecimento da cidade, que também é atendida por mais 17 poços distribuídos em diversos bairros.
Pioneira na APA de Itupararanga, a Saneaqua construiu e opera hoje uma Estação de Tratamento Terciário de Esgotos (ETE), que tem a capacidade de remover do efluente poluentes específicos como nitrogênio e fósforo, além dos organismos patogênicos como bactérias e fungos. A ETE, que está localizada no Bairro Pantojo, recebe o esgoto de 35% da população do município, e o efluente tratado é lançado no Córrego do Varjão.
O APAventurando agradece à Saneaqua, em especial, aos técnicos Joice, Arthur e Reinaldo pela receptividade, pelos conhecimentos oferecidos e pela parceria com este importante projeto da SOS Itupararanga.
Confira algumas fotos da visita: