A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Biossistemas: Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam projetos da SOS Itupararanga
Biossistemas: Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam projetos da SOS Itupararanga

Biossistemas: Técnicos da Secretaria de Agricultura visitam projetos da SOS Itupararanga

Compartilhe:

A SOS Itupararanga recebeu ontem (22), os técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada (CATI), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, para uma visita técnica aos projetos da ONG que estão implantando biossistemas nos bairros Tibúrcio e Lageado, em Ibiúna. Estas comunidades estão recebendo sistemas de tratamento de esgotos com o uso desta tecnologia alternativa, e os projeots são financiados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

A CATI, entre outras de suas atribuições, também tem a função de agente técnico do FEHIDRO sendo responsável pelo acompanhamento deste projetos. No bairro Tibúrcio, o projeto já foi finalizado e o biossistema já está em funcionamento.  O projeto, que previa atender, individualmente, 10 propriedades teve seu alcance ampliado, e hoje, 22 casas estão conectadas ao sistema coletivo de tratamento de esgoto construído pela ONG. No Lageado, o projeto foi idealizado para construir 68 biossistemas. Mas, a expectativa é que mais de 100 famílias sejam atendidas com este importante projeto de saneamento rural.

Os projetos de biossistemas da SOS Itupararanga contribuem, não apenas para solucuionar o problema do tratamento de esgoto, mas promovem melhorias na saúde e na qualidade de vida, além de fortalecer o vínculo afetivo das pessoas com o lugar onde vivem.

Como é formado um biossistema?

O Biossistema Integrado – BSI – é uma associação de sistemas de tratamento de  esgoto que possibilitam uma melhor eficiência de tratamento. Tem como principais integrantes o Biodigestor, o Filtro Anaeróbio e a Zona de Raízes.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *