A situação do saneamento e as soluções para o problema do esgoto na Vargem do Salto foram a pauta da reunião que aconteceu na manhã de ontem, na Câmara Municipal de Ibiúna. A SOS Itupararanga levou o tema para discussão para que, de forma compartilhada, fossem definidos os encaminhamentos necessários.
A diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, apresentou a atual situação do saneamento no bairro e as ações que já foram realizadas pela campanha que está sendo liderada pela entidade, em parceria com a Sabesp, a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vargem do Salto, as escolas municipal e estadual do bairro e a Prefeitura de Ibiúna. Palestras para os professores, a capacitação dos agentes de saúde com atividades teóricas e práticas incluindo até mesmo com visita à represa e a produção de um vídeo sobre com fazer as ligações de esgoto integram as ações já realizadas.
O presidente da Câmara, Naldo Firmino, conduziu a reunião e destacou que “o problema é de todos, todos temos direitos, mas também, obrigações e deveres”. O secretário de meio ambiente, Rafael Ribeiro, comprometeu-se em auxiliar nas tratativas para que sejam providenciadas as ligações tanto de água quanto de esgoto da UBS e da escola municipal, prédios públicos no bairro que ainda não estão conectados à rede de esgoto da Sabesp. O secretário de saúde, Valdir Messias, ressaltou a importância da intervenção da Vigilância Sanitária neste caso, e de acordo com a proposta sugerida pela ONG, nesta primeira etapa, a VISA emitirá um comunicado para orientar a população.
Os problemas de saúde detectados na população do bairro foram apontados pela UBS, como verminoses, o déficit de crescimento e desenvolvimento das crianças, e até mesmo, a saúde das gestantes está sendo afetada pela falta de água e esgoto tratados.
Como encaminhamentos, foi dado à prefeitura de Ibiúna o prazo até 21 de outubro para que a escola municipal e a UBS sejam conectados à rede da Sabesp, e uma nova reunião entre o vereador Naldo e a SOS Itupararanga será realizada nos próximos dias para o planejamento de outras medidas que possam auxiliar na agilização das novas ligações de esgoto no bairro.
Confira algumas fotos da audiência: