A SOS Itupararanga foi recebida na tarde de ontem (06) pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vargem do Salto. O objetivo do encontro foi apresentar aos agentes de saúde a proposta da campanha a ser realizada pela ONG, em parceria com a Sabesp, sobre a situação do saneamento básico no bairro.
Viviane Oliveira, diretora executiva da ONG, relembrou que o problema da contaminação dos poços por esgoto sem tratamtento é uma situação antiga no bairro, discutida desde o ano de 2007, e que resultou em uma Ação Civil Pública em 2010. “Hoje, a solução do problema já chegou à Vargem do Salto”, comentou Viviane, “com a instalação de um sistema de tratamento de esgotos no bairro, construído para atender 250 ligações, mas que têm hoje apenas 21 propriedades conectadas à rede da Sabesp”, acrescentou.
Coordenada por Fabiana Rodrigues de Camargo, responsável pelas UBSs rurais de Ibiúna, a equipe relatou que conhece esta problemática, e que de fato, a falta de qualidade da água sem o devido tratamento, e que é utilizada para o abastecimento das residências, acarreta viroses, diarréias e micoses, entre outros problemas de saúde. Mas, os agentes ressaltaram que há aspectos importantes a serem abordados nesta ação a ser realizada, como a renda familiar, a dificuldade em apresentar a documentação e atender aos procedimentos exigidos pela Sabesp para efetivar os pedidos de ligação de água e esgoto nas residências.
A UBS Vargem do Salto colocou-se à disposição para participar da campanha, e iniciaremos de forma coletiva a elaboração dos materiais a serem utilizados na divulgação do assunto com os moradores.
A SOS Itupararanga agradece novamente o importante apoio da UBS Vargem do Salto em mais um projeto da ONG para solucionar o problema do saneamento na região. É importante destacar e lembrar a participação direta da equipe de agentes de saúde da UBS da Vargem do Salto no projeto da SOS Itupararanga que está construindo 68 biossistemas no bairro Lageado, outra comunidade que enfrenta a falta de saneamento básico e os problemas ambientais e de saúde que resultam deste cenário.