A informação foi apresentada na manhã de hoje (22), durante a reunião do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica (GT-CH), do qual a SOS Itupararanga é integrante desde 2021. Nos dias 13 e 14 de junho, uma equipe de mergulho realizará uma inspeção no gradeamento da tomada d´água, o que exigirá o fechamento da saída de água pelo canal de adução e a abertura do descarregador de fundo da represa. A operação está sendo planejanda em conjunto com o SAAE/Sorocaba, a Águas de Votorantim e a CETESB/Sorocaba, no intuito de ser monitorado qualquer impacto que venha acontecer sobre a qualidade da água. A manutenção dos dispositivos extravazores do reservatório, como os arcos da barragem, o descarregador de fundo e o canal de adução estáo previstos em um plano de manutenção de responsabilidade da CBA, e fiscalizado pela Agência nacional de Energia Elétrica (ANNEL).
Ainda falando sobre qualidade, as empresas de abastecimento público, a CBA e a CETESB está trabalhando na padronização das análises de Ferro e Manganês presentes nas águas de Itupararanga, parâmetros que afetam significativamente na qualidade da água distribuída para a população. Estas substâncias ficam mais perceptíveis quando há o aumento da circulação da água e o revolvimento do sedimento do fundo da represa.
A situação de Ituparanga hoje é:
· Volume: 83,38%
· Cota: 822,55m
· Vazão defluente (que sai): 9,77 m³/s, sendo 1,95m³/s para o SAAE/Sorocaba mais 7,82m³/s para a geração de energia e para o Rio Sorocaba