A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
CONDEMA discute licenciamentos ambientais e expansão de loteamentos clandestinos em Ibiúna
CONDEMA discute licenciamentos ambientais e expansão de loteamentos clandestinos em Ibiúna

CONDEMA discute licenciamentos ambientais e expansão de loteamentos clandestinos em Ibiúna

Compartilhe:

Na manhã de ontem (10), o CONDEMA (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), se reuniu na sede da SOS Itupararanga para discutir questões importantes para a cidade de Ibiúna.

A análise de viabilidade para implantação de um novo loteamento, o licenciamento de um novo cemitério municipal e da nova área de transbordo de resíduos sólidos foram assuntos analisados pelo CONDEMA. O aumento dos loteamentos clandestinos no município também causou grande preocupação entre os conselheiros.

Durante a reunião, o representante do SERLA apresentou um balanço que trouxe dados alarmantes: atualmente, existem 496 loteamentos clandestinos em Ibiúna, além de 55 ações civis públicas instauradas no Ministério Público, e mais 20 loteamentos que serão apresentados ao MP. Além disso, foi destacado que apenas 83 loteamentos são regularizados pela prefeitura de Ibiúna, o que é muito preocupante.

Diante desses números, os conselheiros sugeriram a elaboração de um documento que será entregue em nome do CONDEMA apresentando denúncias das vendas de lotes clandestinos divulgadas nas redes sociais, balanço das ações de fiscalização e outras informações relevantes para tentar solucionar o problema. O documento será entregue ao Ministério Público para que medidas sejam tomadas em relação ao aumento dos loteamentos clandestinos e à preservação do meio ambiente na região.

Além disso, durante a reunião, foi apresentado o andamento do processo de licenciamento do novo cemitério municipal. O projeto, que já havia sido tratado em gestões passadas, hoje está aguardando novamente a emissão da Licença de Instalação. Estudos como sondagens de solo, caracterização de flora e fauna e análise de impacto de vizinhança já foram realizados e protocolados na CETESB para o andamento do licenciamento.

Uma boa notícia aos usuários da Estrada da Cachoeira é que serão executadas as obras para duplicação da ponte sobre o Rio Una no acesso ao bairro da Cachoeira. Já existe recurso financeiro para a obra e a Caixa Econômica Federal, provedora do recurso, aguarda apenas a apresentação da outorga do Departamento de Águas e Energia Elétrica para a liberação da verba. Com a outorga em mãos e enviada para a Caixa Econômica Federal, a obra poderá ser iniciada.

O CONDEMA é um importante órgão colegiado, e suas reuniões visam buscar soluções para os problemas ambientais da região e a melhoria da qualidade de vida da população. A SOS Itupararanga, atualmente, ocupa o cargo de Secretaria Executiva deste conselho.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *