Em sua última reunião do ano, o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Ibiúna (CONDEMA) recebeu a Nissin para discutir sobre o projeto de construção de uma nova rede de transmissão de energia e uma subestação para abastecer sua fábrica. Cabe ao conselho avaliar a viabilidade ambiental do empreendimento.
A Nissin, acompanhada dos técnicos da empresa de consultoria ambiental, trouxe para o CONDEMA informações sobre o projeto que propõe uma nova rede de transmissão de energia, com 14 km de extensão e uma subestação, visando a ampliação de sua fábrica, no km 57 da Bunjiro Nakao. Estão previstas 58 torres de energia, que em sua maioria, serão construídas na várzea do Rio Sorocamirim, um dos formadores da represa, entre os municípios de Ibiúna e São Roque. A consultoria ambiental contratada está elaborando o Relatório Ambiental Preliminar (RAP), indicado pela CETESB como estudo necessário para o licenciamento ambiental.
Diante da fragilidade ambiental da várzea onde se propõe a instalação da rede e da importância desta área para a represa Itupararanga, o CONDEMA decidiu encaminhar para a Nissin as dúvidas relativas ao projeto e aguardar a finalização dos estudos ambientais para avaliar a viabilidade de implantação destas estruturas.