A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
CONDEMA recebe balanço da coleta seletiva em Ibiúna
CONDEMA recebe balanço da coleta seletiva em Ibiúna

CONDEMA recebe balanço da coleta seletiva em Ibiúna

Compartilhe:

O sucesso dos resultados da coleta seletiva realizada no município pela Coopernova Ibiúna Recicla foi pauta da última reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que aconteceu na sede da SOS Itupararanga na última 4ª feira (24).

Representada por sua presidente Marly, e pelo responsável pela cooperativa em Ibiúna, Marcos, a Coopernova apresentou a evolução do trabalho que iniciou em Ibiúna em março de 2022. A experiência de 20 anos realizando a coleta seletiva em Cotia foi trazida para nossa cidade, e em 2 anos de trabalho, já foram coletadas quase 500 toneladas de materiais recicláveis em Ibiúna.

A Coopernova conta com a parceria da prefeitura, que assumiu os custos do aluguel do galpão e disponibilizou um caminhão e um motorista para a realização da coleta, que acontece em alguns condomínios e loteamentos, como também, nas ruas do centro da cidade. A ONG também firmou parceria com a Coopernova, e destina todo o lixo eletrônico que recebe em sua sede para a cooperativa, o que possibilitou ampliar esta importante ação realizada desde 2008.

Ibiúna tem potencial para coletar 60 toneladas de materiais por mês”, disse Marly, que também comentou sobre a importância de serem realizadas campanhas permanentes para orientar a população sobre a importância da coleta seletiva e quais os materiais que têm valor comercial para a cooperativa. “Ainda recebemos muitos rejeitos misturados aos recicláveis, como pratinhos de isopor, a caixinha plástica que embala uva, papel higiênico, fraldas, absorventes, a garrafa de plástico branco usada para leite, além de materiais cirúrgicos como agulhas e seringas. Estes materiais precisam de uma destinação diferenciada, e não podem ser comercializados junto com os recicláveis com os quais trabalhamos”.

A Coopernova conta hoje com 11 colaboradores, e tem como desafios, a ampliação do galpão e oferecer mais 11 postos de trabalho na cooperativa, além de adquirir mais um caminhão e implantar a coleta seletiva em todas as escolas municipais.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *