A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
SOS Itupararanga
Acompanhamento do nível da Represa de Itupararanga

Acompanhamento do nível da Represa de Itupararanga

Como está sendo feita a operação da barragem hoje? 
            Desde 09 de janeiro de 2023, a barragem está sendo operada com a utilização de uma regra operativa proposta pela CBA que, com base nas cotas da represa, define uma vazão correspondente. Conforme aumenta o volume, pode ser aumentada a vazão defluente (que sai) do reservatório. A regra operativa é dividida em 6 steps, que compreendem desde a cota equivalente ao volume morto (813,5 m) até a cota de vertimento (823,50).
As cotas de um reservatório são as medições de altura do nível da água em relação ao nível do mar. Consideram as elevações e depressões do terreno da represa. O nível representa o volume de água armazenado na represa.
Você já conhece as estruturas que compõem a barragem de Itupararanga?
Arcos: são estruturas dimensionadas para permitir a passagem livre da água quando a represa atinge o nível de 73,80%.
Tomada de água: estrutura destinada à passagem da água da represa para o canal de adução.
Canal de adução: canal para transportar a água para a Usina Hidrelétrica de Itupararanga e para a represa do Clemente, onde é feita a captação de água para a cidade de Sorocaba.
ATENÇÃO: O RESERVATÓRIO DE ITUPARARANGA NÃO TEM COMPORTAS! É UM RESERVATÓRIO DE SOLEIRA LIVRE, OU SEJA, QUANDO A ÁGUA ATINGE A BASE DO ARCO, COM O VOLUME DE 73,80 % , VERTE ATÉ ATINGIR O RIO SOROCABA, QUE CORRE LIVRE AO LADO DO CANAL DE ADUÇÃO NA BARRAGEM.
A regra operativa que está sendo aplicada desde o dia 9 de janeiro foi criada para garantir que o reservatório não alcance mais a cota mínima de 817,50m , mesmo durante o período de estiagem.
A CBA reserva em Itupararanga o máximo de água possível de acordo com as Leis de Segurança de Barragens: Leis Federais 12.334/2010 e 14.066/2020. Ambas tratam das barragens de rejeitos, de acumulação de resíduos industriais e daquelas destinadas à acumulação de água, como é o caso de Itupararanga.

Controle diário em percentual da Represa de Itupararanga
Acompanhamento mensal do nível da Represa de Itupararanga em relação ao ano anterior.