A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Dia de atividades do curso de formação de monitores ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga!
Dia de atividades do curso de formação de monitores ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga!

Dia de atividades do curso de formação de monitores ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga!

Compartilhe:

Encerrou-se neste sábado (02) o Curso de Monitores Ambientais da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, promovido pela Fundação Florestal. Um treinamento pelos bombeiros e uma trilha na represa marcaram a formação dos novos monitores.

Ao longo do curso, que teve início em setembro de 2023 e foi coordenado pelo gestor da APA, Waldnir Gomes, foram realizadas aulas teóricas e práticas, incluindo temas como a criação e importância da APA; o trabalho do monitor ambiental; legislação ambiental; A importância das unidades de conservação; Conceitos básicos de turismo, tipologia turística, turismo na atualidade e tendências e a educação ambiental na condução de visitantes e interpretação ambiental.

Neste último dia de aula, a equipe do Corpo de Bombeiros de Ibiúna enriqueceu o curso oferecendo um treinamento prático sobre primeiros socorros, com instruções sobre avaliação da vítima e conduta inicial do “socorrista”; reanimação e estabilização de vítima; peculiaridades do atendimento em ambiente natural e urbano; cuidados básicos do trauma com mínimos recursos, preparando o paciente para ser transportado e procedimentos em ocorrências de engasgo. 

A SOS Itupararanga participou do evento, oferecendo aos alunos a oportunidade de percorrer uma trilha no Parque Ecológico de Itupararanga, vivenciando na prática os conhecimentos que adquiriram sobre a condução de grupos de visitantes em ambientes naturais e técnicas para a observação de aves, módulo ministrado pela bióloga Suelen Moraes. A diretora da ONG, Viviane Oliveira, também compartilhou com os futuros monitores a importância da participação da sociedade civil no processo de gestão da APA e a experiência da entidade na execução de projetos que atendam aos objetivos da unidade de conservação, destacando o quanto se faz necessário o fortalecimento do turismo na região.

A SOS Itupararanga parabeniza aos monitores, deseja muito sucesso nesta nova jornada e coloca-se à disposição para apoiar este importante trabalho para o turismo e para o meio ambiente da nossa APA! Nosso agradecimento ao Parque Ecológico de Itupararanga pelo apoio na realização deste evento.

Confira algumas fotos do evento:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *