A notícia foi dada pelo Secretário de Meio Ambiente de Cotia, Agnaldo Gomes, durante uma reunião virtual que aconteceu na manhã de hoje sobre um projeto desenvolvido pela SOS Itupararanga.
A ONG está desenvolvendo o projeto “Avaliação preliminar do uso e ocupação do solo e a influência sobre os recursos hídricos do território da APA de Itupararanga”, e reuniu-se com o secretário para apresentar a imagem de satélite e todas as ferramentas criadas para um levantamento detalhado do uso e ocupação do solo na APA, que inclui o distrito de Caucaia do Alto, em Cotia.
O Secretário ressaltou que “quando se fala na APA de Itupararanga em Cotia, fala-se de Caucaia do Alto” e lembrou que a SOS Itupararanga protocolou um ofício junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cotia expondo a situação do Ribeirão dos Foges e do saneamento em Caucaia. Agnaldo comunicou que o conselho, em sua última reunião, solicitou que a SOS Itupararanga realize uma apresentação sobre este assunto, de modo a subsidiar os conselheiros sobre as ações que poderão ser realizadas para solucionar o problema.
Viviane Oliveira, diretora executiva da SOS Itupararanga, agradeceu o convite, e reforçou que a proposta é realizar um trabalho conjunto, contando com a parceria da prefeitura de Cotia e da Sabesp, visando estabelecer um cronograma para solucionar a falta de tratamento de esgotos em Caucaia do Alto.