A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Itupararanga está entre as metas da Promotoria de Meio Ambiente
Itupararanga está entre as metas da Promotoria de Meio Ambiente

Itupararanga está entre as metas da Promotoria de Meio Ambiente

Compartilhe:

A recém criada Promotoria de Justiça Regional de Meio Ambiente (PJRMA) – Núcleo Tietê/Sorocaba,  coordenada pelo Promotor Dr. Marcelo Silva Cassola, promoveu na manhã de hoje (4) uma reunião para tratar das ações realizadas pela instituição em 2024 e para definir o plano de metas para 2025. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos estaduais, de prefeituras municipais e da sociedade civil organizada dos 34 municípios de atuação da promotoria.

A PJRMA foi criada a partir do GAEMA/Sorocaba (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do Ministério Público, e passa a ter diversas atribuições em relação as questões ambientais da nossa região. Foram 12 os temas apresentados pelo promotor, dentre eles a Área de Proteção Ambiental de Itupararanga, a regra operativa, o volume e a qualidade das águas do reservatório de Itupararanga e a grande ocorrência de loteamentos irregulares, em especial, no município de Ibiúna. 

Convidada a participar deste encontro, a SOS Itupararanga apresentou como sugestões para o plano de 2025:

1)    Que a Promotoria acompanhe o processo de licitação da Usina Hidrelétrica de Itupararanga que será realizado pelo Ministério de Minas e Energia, de modo a fazer constar as recomendações apresentadas pelo Grupo de Trabalho de Crise Hídrica e do Conselho Gestor da APA de Itupararanga;

2)     Que a Promotoria acompanhe junto à Sabesp a situação do saneamento do Distrito de Caucaia do Alto, considerando que o índice de tratamento de esgotos neste distrito, que integra a APA de Itupararanga, é de 0%, sendo lançado “in natura” no Ribeirão dos Foges, afluente do Rio Sorocamirim, formador do reservatório de Itupararanga.

3)    Que a Promotoria acompanhe o processo de licenciamento ambiental do complexo de Itupararanga, contemplando o atendimento às recomendações propostas pelo Grupo de Trabalho de Crise Hídrica e do Conselho Gestor da APA de Itupararanga;

O promotor registrou as contribuições, e comprometeu-se em visitar a ONG para uma conversa sobre estes e outros assuntos relativos à Itupararanga.

O representante da nova agência SP Águas, criada em substituição ao DAEE, informou que a outorga da barragem será emitida contemplando a regra operativa aprovada pelo grupo de crise hídrica, e que futuramente, o novo concessionário que assumir a usina deverá operar o reservatório obedecendo o que está definido nesta regra.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *