Pouco mais de 50 mm de chuvas entre os dias 29 de outubro e 04 de novembro contribuíram para uma leve recuperação do nível da represa Itupararanga.
A represa passou de 63,93% nos últimos dias de outubro para 65,95%.
A tendência é que o nível se eleve ainda nos próximos dias, pois os principais rios que formam Itupararanga Sorocabuçu, Sorocamirim e Una, mais cheios neste momento, ainda estão trazendo para a represa mais volumes de águas decorrentes das chuvas dos últimos dias.
Devemos lembrar que Itupararanga é o principal manancial de abastecimento público da nossa região, e que cidades como Sorocaba, Votorantim, Mairinque e Alumínio dependem deste reservatório para matar a sede de mais de 1 milhão de habitantes. O nível da represa não é importante apenas para o abastecimento público, mas também para manter este ecossistema vivo, conservado e para garantir a sobrevivência de uma biodiversidade muito importante.
Confira os números das chuvas dos últimos dias. As medições são realizadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) em um ponto no nosso Rio Una:
29/10 – 0,2 mm
02/11 – 17,8mm
03/11 – 4,8 mm
04/11 – 28,4 mm