A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Lageado ultrapassa a meta, e mais de 100 famílias receberão tratamento de esgoto da ONG
Lageado ultrapassa a meta, e mais de 100 famílias receberão tratamento de esgoto da ONG

Lageado ultrapassa a meta, e mais de 100 famílias receberão tratamento de esgoto da ONG

Compartilhe:

A importância da água e do saneamento para a saúde e para o meio ambiente, além da regularização fundiária das propriedades foram os temas apresentados pela SOS Itupararanga na noite de ontem (11) para os moradores do Bairro Lageado, na região da Vargem do Salto. O encontro que, mais uma vez aconteceu no salão da igreja católica, é mais uma etapa do projeto da ONG que está levando os biossistemas como alternativa para o tratamento do esgoto desta comunidade.

Financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), o projeto foi dimensionado para atender 68 famílias do bairro, cada uma com um bissistema. Mas, com as infinitas possibilidades oferecidas pela engenharia somadas à responsabilidade da ONG no uso do dinheiro público, hoje, com apenas 34 biossistemas construídos, já foram atendidas 78 famílias, com biossistemas individuais e coletivos, que conectam mais de uma residência ao tratamento de esgoto. Mais 34 biossistemas serão contruídos, e certamente, com esta obra, mais de 100 famílias serão beneficiadas. Além do biossistema, os moradores que participam do projeto receberão o georreferenciamento de suas propriedades e toda a documentação necessária para a regularização junto ao cartório.

A equipe técnica do projeto esteve presente para atualizar as informações sobre o andamento das obras e das próximas etapas, que ainda incluem outras reuniões, palestras e atividades práticas sobre o funcionamento dos biossistemas.

O bairro do Lageado representa a 5ª comunidade rural atendida pela SOS Itupararanga com esta tecnologia, que já levou ao Verava, Tibúrcio e Carmo Messias a melhoria do meio ambiente, da saúde, da qualidade de vida, cooperando assim com o fortalecimento do vínculo afetivo com lugar onde moram.

A SOS Itupararanga agradece a todos os parceiros, em especial, aos agentes de saúde da UBS da Vargem do Salto, às escolas da Vargem do Salto e do Lageado e ao comércio local pelo apoio na divulgação do projeto e à Igreja Nossa Senhora do Rosário, na pessoa da nossa parceira Ilda, que gentilmente cedeu o espaço para este importante encontro.

Confira algumas fotos do evento:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *