A informação foi apresentada na manhã de hoje, durante a reunião do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica (GT-CH) do Comitê de Bacia, do qual a SOS Itupararanga é integrante desde 2021.
O reservatório está com 74,64% de seu volume, que teve uma ínfima elevação com as chuvas dos últimos dias, passando da cota 821,75m para a cota 821,83m. Nas condições atuais, Itupararanga está no estágio Livre 2 da regra operativa, que varia entre as cotas 819,50m e 823 m, permitindo uma vazão mínima de 4 m³/s para a geração de energia.
Em pleno inverno, já são esperados baixos volumes de chuvas, que neste mês, chegaram a apenas 42% da média histórica até o momento.
Com previsões de um El Niño mais intenso neste ano, somado às mudanças climáticas, é possível presumir seus efeitos sobre a próxima estação chuvosa, que indicam um período de estiagem mais prolongado e chuvas abaixo da média.
Este alerta foi apontado na reunião do grupo de crise hídrica, reforçando a necessidade de os municípios se prepararem para enfrentar períodos de escassez de água cada vez mais frequentes, que podem afetar as populações em um futuro cada vez mais próximo.