A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Nível da represa, saneamento e uso do solo são os desafios a gestão da APA
Nível da represa, saneamento e uso do solo são os desafios a gestão da APA

Nível da represa, saneamento e uso do solo são os desafios a gestão da APA

Compartilhe:

Para cumprir o biênio 2023-2025, os eleitos para compor o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga tomaram posse em cerimônia realizada ontem, em Ibiúna. O Conselho Gestor da APA é presidido pela Fundação Florestal, e é formado por representantes das prefeituras e das entidades da sociedade civil dos oito municípios da APA, como também, pelos órgãos estaduais do sistema ambiental paulista.

A SOS Itupararanga, que integra o conselho desde a sua formação em 2003, foi reeleita e homenageada com a participação na mesa de autoridadas para representar a sociedade civil da APA. A diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, agradeceu ao prefeito Paulinho Sasaki por sediar este evento tão importante e significativo para a APA, e relembrou os desafios vencidos e aqueles que ainda precisam ser discutidos e acompanhados pelos conselheiros. Ressaltou ainda a importância da sociedade civil neste processo, em que as tomadas de decisão são feitas de forma coletiva e compartilhada.

A vereadora de Sorocaba, Iara Bernardi, que acompanha ativamente a situação da represa e participou do processo de criação da APA, pontuou a importância de Itupararanga e destacou a necessidade de serem fortalecidas as ações para melhorar a qualidade e a quantidade de água do reservatório.

O gestor da APA, Waldnir Gomes, ressaltou o papel do conselho neste processo, relembrando assuntos importantes discutidos e deliberados por este colegiado, como a última crise hídrica, as obras de duplicação das rodovias Bunjiro Nakao e Raposo Tavares, o fortalecimento do Programa Nascentes e o acompanhamento da revisão dos planos diretores dos municípios da APA. Enfatizou que o plano de manejo é o instrumento de gestão desta unidade de conservação, construído pelo conselho gestor de forma participativa.

Empossados, os conselheiros já deliberaram sobre dois assuntos: a eleição da secretaria executiva e a aprovação do regimento interno do conselho. Retornando ao cargo após alguns anos, a SOS Itupararanga foi reeleita como secretaria executiva do conselho gestor da APA, momento em que Viviane reforça que “atuar na gestão da APA faz parte da pauta de trabalho da ONG de todos os dias”.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *