A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
ONG alerta Conselho de Meio Ambiente de Cotia sobre o saneamento em Caucaia do Alto
ONG alerta Conselho de Meio Ambiente de Cotia sobre o saneamento em Caucaia do Alto

ONG alerta Conselho de Meio Ambiente de Cotia sobre o saneamento em Caucaia do Alto

Compartilhe:

A poluição do Ribeirão dos Foges foi a mensagem mais importante levada pela SOS Itupararanga na manhã de hoje durante a reunião do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária de Cotia. Os conselheiros puderam compreender como este impacto chega ao reservatório de Itupararanga.

A diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, comentou que o tema deste encontro é o saneamento básico em Caucaia do Alto, e que o objetivo da ONG é compartilhar estas informações e, de forma conjunta com o conselho, planejar as ações que poderão ser realizadas para encontrar uma solução para esta situação.

A ONG iniciou sua apresentação esclarecendo a importância da represa para o abastecimento público de diversas cidades da região, como Alumínio, Mairinque, Sorocaba e Votorantim, e os fatores que motivaram a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, em 1.998. Explicou aos conselheiros que o município de Cotia pertence à APA, estando o território de Caucaia do Alto integralmente inserido nesta unidade de conservação.

Foi relembrando o episódio de despejo de efluente industrial no Ribeirão do Foges no km 50 da Rodovia Bunjiro Nakao que Viviane fez o principal alerta: “Não existe sequer coleta de esgoto na região da Água Espraiada, em Caucaia. E pelas previsões apresentadas pela Sabesp em uma reunião com a ONG que aconteceu em março deste ano, o tratamento de esgoto em Caucaia chegará somente em 2.033”. E reforçou que “este esgoto no Foges chega ao Ribeirão Vargem Grande, e por fim, ao Rio Sorocamirim, que forma a represa Itupararanga”.

Os conselheiros compreenderam a gravidade do assunto, e dentre os comentários, destacaram as limitações da Prefeitura de Cotia, seja para o licenciamento ambiental (procedimento que a prefeitura não tem como atribuição), seja para fiscalização, e comentaram ainda sobre a importância de aprofundar os conhecimentos sobre o plano de manejo da APA e suas diretrizes para o uso e ocupação do solo.

Viviane ressaltou a importância do papel do conselho, tendo como base sua experiência na atuação da ONG como representante da sociedade civil no conselho municipal de Ibiúna. Sendo um órgão consultivo e deliberativo, sugeriu que o conselho de Cotia oficie a Sabesp, o prefeito e o órgão gestor da APA de Itupararanga para dar conhecimento sobre a situação que se encontra o esgoto em Caucaia e assim, firmar compromissos para a solução a curto prazo.

Confira algumas fotos da reunião:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *