A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
PEJU comemora 31 anos com observação de aves no parque
PEJU comemora 31 anos com observação de aves no parque

PEJU comemora 31 anos com observação de aves no parque

Compartilhe:

No último dia 22, o Parque Estadual Jurupará completou 31 anos de criação, e o 1º Encontro de Observadores de Aves foi o evento escolhido para celebrar o aniverssário desta importante unidade de conservação estadual que temos em Ibiúna.  As cores, os cantos e o vôo das aves do Jurupará tornaram a comemoração ainda mais especial !!!

A SOS Itupararanga esteve presente, com a doação de materiais informativos e brindes, além da participação da bióloga Suelen Moraes, especialista nesta atividade de observação de aves, e que guiou um dos grupos de participantes pelas trilhas e cachoeiras do PEJU.

 Nosso parceiro Edivald Paulo, que trabalha e mora no parque,  coordenou as atividades deste primeiro encontro, tão repleto de conhecimentos e encantos da natureza. Edivald há anos se dedica à observar e catalogar a grande variedade de espécies que existem na  unidade, e tem um amplo conhecimento das riquezas existentes no PEJU.

Paulo Serafim, fotógrafo e observador de aves reconhecido pelo trabalho que realiza também marcou presença, compartilhando sua vasta experiência com os visitantes. O evento também recebeu integrantes do COAVES – Clube de Observadores de Aves de Sorocaba e de outros grupos de observadores.

O Parque Estadual Jurupará é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, criado pelo Decreto 35.703, de 22 de setembro de 1992, e administrado pela Fundação para Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística do Estado de São Paulo. O PEJU também é uma área estratégica e de grande importância em relação aos recursos hídricos, pois abriga, entre outros reservatórios, a Represa Cachoeira do França, manancial de abastecimento público do SISTEMA PRODUTOR SÃO LOURENÇO (SPSL), criado pela Sabesp com o objetivo de garantir o abastecimento de mais de 1,5 milhão de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

Confira algumas fotos do evento:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *