A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Pesquisa sobre a APA é tema de projeto da ONG com a UFSCar/Sorocaba
Pesquisa sobre a APA é tema de projeto da ONG com a UFSCar/Sorocaba

Pesquisa sobre a APA é tema de projeto da ONG com a UFSCar/Sorocaba

Compartilhe:

Teses, relatórios, livros, artigos, planos, fotos, mapas e dissertações sobre a Área de Proteção Ambiental de Itupararanga e a represa estão entre os materiais e documentos que fazem parte do novo projeto da SOS Itupararanga.

Recentemente, a SOS Itupararanga firmou parceria com a FAI/UFSCar (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), vinculada à Universidade Federal de São Carlos para a realização de um projeto de extensão, coordenado pelo Prof. André Cordeiro, pelo qual está sendo feito o levantamento dos trabalhos realizados sobre a represa, para que possamos formar um banco de dados e avaliar se há a necessidade de novos estudos que possam subsidiar as discussões da concessão da represa.

No último dia 01, os alunos do curso de Biologia da UFSCar/Sorocaba, André, Bruno e Lauren visitaram a sede da SOS Itupararanga, acompanhados do Prof. André, para conhecer a ONG e atualizar as informações sobre o projeto, que já está em andamento. Os jovens estão responsáveis, nesta etapa, por identificar e cadastrar todos os materiais e documentos encontrados. As etapas futuras propõem a leitura de todos os materiais e a produção de fichas resumo, transformando a linguagem técnica e acadêmica em textos mais acessíveis ao público em geral. Todo este material vai compor um banco de informações sobre a APA e a represa, riquíssimo em dados e que reunirá tantos conhecimentos produzidos ao longo de anos.

A diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, já está organizando algumas visitas de campo no território da APA com os jovens, que serão importantes para que vivenciem no ambiente todo o conteúdo que estão trabalhando na pesquisa.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *