
Cotia, Mairinque, São Roque e Votorantim foram as cidades que participaram da oficina realizada hoje pela ONG. O encontro teve como objetivo orientar os técnicos destas prefeituras para o uso do software de geoprocessamento QGis, que viabiliza a utilização da imagem de satélite e os layers criados e que retratam os atributos ambientais e o uso e ocupação do solo no território da APA.
Esta ferramenta tecnológica produzida pelo projeto da SOS Itupararanga visa fortalecer as administrações locais e em aprimorar a gestão ambiental e territorial desses municípios.
De acordo com o Secretário de Meio Ambiente de Cotia, Agnaldo Gomes, este projeto “contribui para acrescentar e melhorar o entendimento e a capacidade de monitorar, fiscalizar, e preservar a região”. Giovanna Idalgo, da Prefeitura de São Roque, acrescentou que o uso desta ferramenta auxiliará nos trabalhos do departamento de meio ambiente, e será no dia-a-dia que os técnicos adquirirão mais habilidades para utilizar o programa.
A SOS Itupararanga agradece a parceria das prefeituras e entende que mais uma etapa de seu trabalho foi cumprida para contribuir com a gestão da Área de Proteção Ambiental de Itupararanga.

