Começa hoje (06) uma nova campanha para coleta de lixo eletrônico em Ibiúna. O projeto, que já é realizado pela SOS Itupararanga desde 2008, ganhou uma nova parceria. Um grupo de jovens que participa do programa Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) criou um material de divulgação sobre o tema, e receberá até o dia 13, o lixo eletrônico dos moradores da nossa cidade.
A campanha faz parte do módulo de Educação Ambiental que compõe a grade curricular do programa ministrado pela ESPRO, uma entidade do Terceiro Setor, que desenvolve projetos voltados para a inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho. A ESPRO oferece cursos de formação profissional, e ainda atua com o Programa de Aprendizagem Profissional e no Programa de Estágio.
Em Ibiúna, o FMT é realizado nas dependências da LDG, e tem esta edição com foco em Educação Ambiental, o que motivou a parceria com a SOS Itupararanga para o desenvolvimento de um projeto com os jovens. Como parte integrante da disciplina, a ONG realizou uma apresentação aos alunos sobre as Unidades de Conservação que existem em Ibiúna. Em uma conversa sobre o Parque Estadual do Jurupará e sobre a Área de Proteção Ambiental de Itupararanga, os jovens puderam compreender a importância da questão ambiental para nossa cidade.
Nesta campanha, até o dia 13, os jovens do FMT receberão o lixo eletrônico na LDG, sito à Rua Maurício Benedito Germano,26.
Todo o material coletado será encaminhado para a Coopernova Recicla Ibiúna, parceira da SOS Itupararanga e que realiza a destinação correta do lixo eletrônico de Ibiúna!