Esta informação foi apresentada na reunião do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica do CBH-SMT, que reuniu-se na manhã desta segunda-feira (06). Itupararanga está próxima da cota 822,46m, chamada cota de equilíbrio, o que viabilizará a redução da vazão defluente ainda em março.
A CBA apresentou os dados atuais sobre o reservatório, que está na cota 822,52m. As chuvas do início de março contribuíram para que a afluência alcançasse 62% da média histórica para este período. Existe, contudo, a previsão para os próximos 10 dias de que se alcance 100% desta média, o que equivale a uma vazão afluente de 16,99 m³/s, com volumes de chuvas de até 49,8 mm.
Mas, a operação do reservatório passa, neste momento, a atender ao controle do nível e não mais ao controle de cheias, como vinha sendo praticada nos últimos meses. Isso porque os volumes de chuvas começam a reduzir com o final da estação do verão.
Sendo assim, a defluência atual que é de 30m³/s passará a ser reduzida assim que o reservatório atingir a cota 822,46m, o que pode acontecer ainda esta semana, de acordo com a regra operativa. A CBA também informou que o descarregador de fundo teve sua vazão reduzida de forma progressiva desde o último dia 02, que passou dos 6m³/s para 2m³/s.
A SOS Itupararanga integra o Grupo de Trabalho de Gestão de Crise Hídrica, ligado ao Comitê de Bacias do Rio Sorocaba e Médio Tietê, monitorando, com isso, regularmente a situação da represa.