O problema do saneamento no Distrito de Caucaia do Alto, em Cotia, foi o tema do encontro que aconteceu na manhã de hoje com o jornalista Vinícius Mororó, do Jornal Impacto Cotia.
Recentemente, a ONG apresentou ao jornal a situação do Ribeirão dos Foges, rio que nasce em Caucaia e percorre todo o distrito até desaguar no Ribeirão Vargem Grande, na altura do km 50 da Bunjiro Nakao, próximo à ferrovia que atravessa a estrada. A poluição pelo lançamento de esgotos doméstico sem tratamento e por efluentes industriais ao longo do seu percurso é a causa principal da degradação das águas do Foges, o que tem acarretado problemas para o meio ambiente e para a saúde da população.
A diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane Oliviera, esclareceu que a poluição do Foges é um problema de âmbito regional. O distrito de Caucaia do Alto está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga, criada por uma lei estadual, em 1998, com o objetivo de conservar a qualidade e a quantidade das águas dos rios e do reservatório de Itupararanga, responsável pelo abastecimento de mais de 1 milhão de pessoas das cidades de Alumínio, Mairinque, Votorantim e Sorocaba. O esgoto de Caucaia chega até Itupararanga através do Ribeirão dos Foges, que encontra o Ribeirão Vargem Grande e este, o Rio Sorocamirim, próximo ao km 54 da Bunjiro Nakao. A situação fica mais preocupante quando lembramos que no Rio Sorocamirim está a captação das águas que abastecem a cidade de São Roque.
Viviane relembrou que durante uma reunião realizada entre a ONG e a Sabesp, ainda este ano, para tratar deste problema, a companhia de saneamento apontou para o ano de 2033, ou seja, daqui a 10 anos, a solução do saneamento em Caucaia.
A ONG também oficiou a Prefeitura de Cotia, mas até o momento, não recebeu nenhuma informação sobre quais medidas serão adotadas para resolver esta situação.
O Jornal Impacto Cotia compreendeu a complexidade da situação e se comprometeu em acompanhar este assunto.
A SOS Itupararanga agradece ao Jornal Impacto Cotia pelo apoio e pelo compromisso com o meio ambiente e com a melhoria da qualidade de vida da população.
Veja algumas fotos da situação do Ribeirão dos Foges a seguir: