A Sabesp marcou presença em mais uma reunião anual da SOS Itupararanga, que aconteceu no último sábado (23). A Sabesp apresentou um panorama do saneamento em Ibiúna, com as projeções para o atendimento com água e esgoto tratados no município.
Os dados relativos ao ano de 2023 mostram que 97% da população na área de cobertura da Sabesp é atendida por água tratada, enquanto que apenas 58% é atendida pelo tratamento de esgoto.
De acordo com a Sabesp, as obras em andamento somam recursos da ordem de 52 milhões de reais, que serão destinados à:
Sistemas de Abastecimento de Água
Ampliação da Estação de Tratamento de Água da sede e dos bairros: Colégio, Luz, Grama, São Benedito, Colinas, Mirim Açu, Pirituba, Veleiros, Salgueiro, Morro Grande, Gatos, Bela Vista, Veravinha, Verava e Carmo Messias
Sistemas de Esgotamento Sanitário
Implantação do sistema nos bairros Piaí, Gabriel e Laval e ampliação nos bairros Paruru, Ressaca, Residencial Europa e Carmo Messias
Ainda sobre os sistemas de tratamento de esgotos, os próximos projetos da Sabesp prevêem atender aos bairros Areia Vermelha, Rio Una de Cima, Rio de Una e Una de Baixo, Verava, Figueira, Peroba, Paiol Pequeno, Parque Paiol Pequeno, Garcias, Ressaca e Rosarial.
A meta é universalizar os serviços de saneamento em Ibiúna até o ano de 2029.
Na manhã de ontem (25), a Sabesp complementou algumas informações que foram levantadas na reunião: “O índice estimado para 2025 com as obras informadas na apresentação, conforme cálculo de cobertura 2023 é:
Água: 100% / Coleta esgoto: 96,5%. Esse indicador corresponde apenas a área atendível do contrato de programa, base dez/2023. O cálculo do contrato de concessão, que abrange todo o município e leva em conta a população total, ainda não está disponível.”, esclareceu a Sabesp.