A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
Campanha sobre saneamento continua no bairro da Vargem do Salto
Campanha sobre saneamento continua no bairro da Vargem do Salto

Campanha sobre saneamento continua no bairro da Vargem do Salto

Compartilhe:

No dia 22 de Junho ocorreu mais uma reunião na Escola Estadual Bairro Vargem, a SOS Itupararanga e a Sabesp apresentaram a proposta de campanha para sensibilizar a comunidade sobre a importância do saneamento.

A diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane Oliveira, e o engenheiro químico da Sabesp, Alexandre Vieira, apresentaram um breve histórico sobre a situação do saneamento na Vargem do Salto e os impactos sobre a saúde e o meio ambiente decorrentes do lançamento de esgoto sem tratamento no solo e nos rios do bairro. Ressaltaram que a Sabesp, recentemente, implantou um sistema de tratamento de esgotos com capacidade de atender 250 residências, mas que até o momento, recebeu a ligação de apenas 21 propriedades (menos de 10% da população prevista).

Os professores alertaram que o lançamento de esgoto sem tratamento nos córregos e em fossas negras ultrapassa a questão ambiental, e representa uma situação grave de saúde pública. Também comentaram sobre a dificuldade dos moradores e a necessidade de serem simplificados os procedimentos administrativos e documentos para realizar os pedidos de ligação de água e esgoto. A Sabesp, neste momento, pretende tornar estes procedimentos menos rígidos no intuito de facilitar o maior número de conexões aos sistemas.

Desde 2007 se discute esta questão, e agora que a solução chegou, é necessário conscientizar os moradores sobre a importância de fazer a ligação na rede de esgoto, destacaram os educadores.

A campanha, segundo a ONG e a Sabesp, será construída em conjunto com a escola, e deverá envolver toda a comunidade da Vargem do Salto.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *