No dia 22 de Junho ocorreu mais uma reunião na Escola Estadual Bairro Vargem, a SOS Itupararanga e a Sabesp apresentaram a proposta de campanha para sensibilizar a comunidade sobre a importância do saneamento.
A diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane Oliveira, e o engenheiro químico da Sabesp, Alexandre Vieira, apresentaram um breve histórico sobre a situação do saneamento na Vargem do Salto e os impactos sobre a saúde e o meio ambiente decorrentes do lançamento de esgoto sem tratamento no solo e nos rios do bairro. Ressaltaram que a Sabesp, recentemente, implantou um sistema de tratamento de esgotos com capacidade de atender 250 residências, mas que até o momento, recebeu a ligação de apenas 21 propriedades (menos de 10% da população prevista).
Os professores alertaram que o lançamento de esgoto sem tratamento nos córregos e em fossas negras ultrapassa a questão ambiental, e representa uma situação grave de saúde pública. Também comentaram sobre a dificuldade dos moradores e a necessidade de serem simplificados os procedimentos administrativos e documentos para realizar os pedidos de ligação de água e esgoto. A Sabesp, neste momento, pretende tornar estes procedimentos menos rígidos no intuito de facilitar o maior número de conexões aos sistemas.
Desde 2007 se discute esta questão, e agora que a solução chegou, é necessário conscientizar os moradores sobre a importância de fazer a ligação na rede de esgoto, destacaram os educadores.
A campanha, segundo a ONG e a Sabesp, será construída em conjunto com a escola, e deverá envolver toda a comunidade da Vargem do Salto.