Uma nova etapa da campanha sobre o saneamento na Vargem do Salto aconteceu na noite de ontem (23), com a reunião realizada entre a SOS Itupararanga, a Sabesp e a equipe da Escola Municipal Maria Benedita Rodrigues.
A campanha foi apresentada durante o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC), encontro semanal em que os professores, a coordenação e a direção elaboram o planejamento de atividades e discutem assuntos de interesse da escola.
Neste HTPC, a diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane Oliveira e o Engº Alexandre Vieira, da Sabesp, apresentaram a situação do saneamento na Vargem do Salto, relembrando que desde 2010, já se identificavam a contaminação de poços por esgoto sem tratamento. Ressaltaram que a Sabesp já construiu uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) para atender 250 ligações, mas que têm hoje apenas 31 propriedades conectadas à rede.
Viviane enfatizou que a proposta da campanha é a sensibilização e a orientação da comunidade sobre a importância da conexão das propriedades à rede de esgotos, para solucionar não apenas os problemas ambientais, mas, principalmente, da saúde e qualidade de vida da população do bairro. Destacou ainda que a equipe de comunicação da Sabesp disponibilizou materiais informativos em formato digital, como folhetos e vídeos que já podem ser utilizados na sala de aula.
A vice-diretora Silvia Zeferino comentou que a equipe da escola já se reunirá para planejar as ações que serão realizadas com os alunos, que contemplam a produção de material informativo, reuniões com pais e responsáveis, e ainda, uma visita à ETE da Vargem do Salto.
A SOS Itupararanga agradece à Escola Municipal Maria Benedita Rodrigues pela parceria neste trabalho tão importante para a comunidade da Vargem do Salto.