A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
SOS fornecerá imagem de satélite para a Polícia Ambiental de Sorocaba.
SOS fornecerá imagem de satélite para a Polícia Ambiental de Sorocaba.

SOS fornecerá imagem de satélite para a Polícia Ambiental de Sorocaba.

Compartilhe:

Em uma conversa informal, a SOS Itupararanga apresentou ao Sgto. Malaquias e ao Cb. Adami a imagem de satélite produzida  pelo projeto “Avaliação preliminar do uso e ocupação do solo e a influência sobre os recursos hídricos do território da APA de Itupararanga”,  uma ferramenta que também será disponibilizada pela ONG para a Polícia Ambiental de Sorocaba.

Financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), o projeto propõe uma atualização das informações sobre o uso e ocupação do solo da APA, tendo como ferramenta uma imagem de satélite com resolução de 4m, que foi dividida em 278 quadrículas de 2 km² para a análise detalhada de todo o território da APA.  A imagem adquirida cobriu toda a APA, e deste total, a equipe técnica da ONG selecionou 5% do território para um estudo mais detalhado, tendo como critério as vulnerabilidades observadas.

Além da imagem de satélite com as classificações de uso e ocupação do solo levantadas ( formação florestal, floresta plantada, pastagem, nascentes, cursos d´água, APPs – áreas de preservação permanente- entre 5 a 100m , áreas não vegetadas, infraestrutura urbana, lavouras temporárias e várzeas), o projeto gerará como produto um documento contendo recomendações para contribuir com a gestão da APA Itupararanga, propondo diretrizes para o planejamento futuro deste território.

A ONG também organizará uma oficina para treinamento do efetivo da Polícia Ambiental de Sorocaba para uso do software, atendendo a sugestão do Sgto. Malaquias.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *