O saneamento no Bairro Vargem do Salto foi o assunto discutido em um encontro que aconteceu na prefeitura de Ibiúna a pedido da SOS Itupararanga.
Em seu gabinete, o prefeito Paulo Kenji Sasaki reuniu representantes da ONG, Sabesp, Diretoria de Ensino da Região de São Roque, Escola Estadual Bairro Vargem e das secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente, Educação e Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, além da assessoria de imprensa da prefeitura.
A diretora executiva da SOS Itupararanga, Viviane Oliveira, abriu o encontro, expondo a situação atual do saneamento do bairro, que já conta com um sistema de tratamento de esgoto construído para 250 ligações, mas atualmente, menos de 10% deste total (21 residências) foram conectadas à rede. Os impactos da disposição inadequada de esgoto, que ainda é feita em fossas negras ou em valas no solo, são observados no meio ambiente e na saúde da população.
O Engº Químico da Sabesp, Alexandre Vieira, relembrou o caso daVargem do Salto, que foi objeto de uma ação civil pública no passado, que determinou à Sabesp a “obrigação de fazer” este sistema para solucionar o problema, uma vez que à época, foram detectados poços com água contaminada em decorrência do despejo inadequado de esgoto. Hoje, a Vargem do Salto possui uma estação de tratamento de esgoto subutilizada, recebendo os efluentes de apenas 21 residêncis.
Este contexto motivou a SOS Itupararanga buscar a parceria de todas as insitutições envolvidas no sentido de elaborar uma campanha de sensibilização da comunidade sobre os benefícios de se fazer a conexão à rede e os impactos negativos causados pelo esgoto. Palestras, oficinas práticas, uso das redes sociais e até plantões de atendimento à população local estão entre as ações propostas pelos participantes.
A primeira ação a ser realizada será a atualização do cadastro dos moradores do bairro para que se iniciem as orientações sobre o assunto.
A SOS Itupararanga agradece o apoio de todos que firmaram este importante compromisso para a melhoria da qualidade de vida, da saúde e do meio ambiente na Vargem do Salto.