O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê (CBH-SMT) realizou na manhã de hoje sua primeira reunião plenária após a eleição de seus representantes, que aconteceu em março deste ano.
Na pauta, a indicação dos projetos para recebimento de recursos do FEHIDRO e a aprovação do parecer técnico sobre um novo empreendimento imobiliário no município de Porto Feliz.
A SOS Itupararanga, que integra o comitê desde 2004, levou para a plenária um assunto de grande importância para a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.
A diretora executiva da ONG, Viviane Oliveira, apresentou ao comitê a proposta de estudo a ser financiado pela entidade para a elaboração de uma nova regra operativa para o reservatório de Itupararanga.
Viviane relatou o breve histórico da atuação do Grupo de Trabalho de Crise Hídrica, que aprovou em janeiro deste ano a aplicação de uma regra operativa proposta pela CBA.
A SOS Itupararanga reforçou que está buscando os dados sobre a operação da represa, que são de propriedade da CBA, mas, até o momento, não teve acesso a essas informações.
“Sem esses dados, fica inviável a realização deste estudo, que poderá ser realizado polo LABSID”, comentou Viviane.
A ONG propôs à plenária a realização de uma reunião conjunta entre o comitê, o Conselho Gestor da APA e o grupo de crise para tratarem desta demanda.