A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
SOS Itupararanga realiza inauguração do Biossistema do Bairro Tibúrcio
SOS Itupararanga realiza inauguração do Biossistema do Bairro Tibúrcio

SOS Itupararanga realiza inauguração do Biossistema do Bairro Tibúrcio

Compartilhe:

A data não poderia ser melhor!

1° de dezembro: Aniversário da APA de Itupararanga!

Neste dia tão simbólico, a SOS Itupararanga inaugurou o Biossistema Integrado do Bairro Tibúrcio, em Ibiúna. O evento contou com a presença do Prefeito Paulinho Sasaki, do Secretário de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro, entre parceiros e amigos da ONG.

Financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos, a ONG levou para 22 famílias a solução para o tratamento de esgoto, mudando a vida, o ambiente e a saúde desta comunidade. O presidente da ONG, João Rodarte, apresentou um balanço dos projetos de biossistemas realizados, que até o momento chegaram à 135 famílias de 5 bairros, com previsão de ampliar o atendimento no próximo ano, com um investimento de cerca de 7 milhões de reais.

O projeto envolveu não apenas a construção do Biossistema, mas também a realização do georreferenciamento das propriedades, de modo que cada proprietária recebeu uma documentação apta para ser registrada em cartório, tudo isso sem custo. Oficinas de capacitação, a produção de materiais informativos e reuniões com os moradores também fizeram parte da rotina deste trabalho.

A SOS Itupararanga agradece ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio-Tietê, ao FEHIDRO, à toda a equipe técnica do projeto, mas, principalmente, aos moradores, em especial, Sr. Adelino, que gentilmente cedeu a área para a construção do biossistema, e ao Weliton, que foi uma importância liderança em todo este processo.

Confira algumas fotos do evento:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *