A SOS ITUPARARANGA é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, sediada no município de Ibiúna (SP), e que tem como objetivos promover a preservação da Represa e auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.
SOS Itupararanga recebe Policia Militar Ambiental para discutir sobre crimes ambientais.
SOS Itupararanga recebe Policia Militar Ambiental para discutir sobre crimes ambientais.

SOS Itupararanga recebe Policia Militar Ambiental para discutir sobre crimes ambientais.

Compartilhe:

A SOS Itupararanga recebeu na manhã de ontem (18) a visita do Tenente Lincoln, comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, sediado em Sorocaba, para uma conversa sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e as questões ambientais no município de Ibiúna. Juntamente com o Cabo Edson, o tenente ouviu a equipe da ONG, que enfatizou sua preocupação com os crimes ambientais e relatou sua atuação em apoio à gestão da APA.

O que motivou esta visita foi a apresentação pela SOS Itupararanga da imagem de satélite de alta resolução obtida por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), projeto pelo qual a ONG georreferenciou todas as nascentes e todos os cursos d´água da porção dos municípios que integram o território da APA. A ferramenta criada pela SOS também traz a definição das áreas de preservação permanente (APP) de todos estes corpos d’água, que variam de acordo com a legislação, permitindo identificar as intervenções nestas faixas de mata que são protegidas por lei.

De acordo com o Ten. Lincoln, a polícia ambiental realiza o mapeamento das ocorrências atendidas, e a ferramenta da SOS poderá agregar mais informações a este instrumento de fiscalização. Ficou combinado um novo encontro, desta vez com a área técnica da ambiental responsável por este mapeamento para que a ONG possa fornecer os dados.

Neste encontro tão produtivo, também foram indicadas possibilidades de novas parcerias entre a ONG e Polícia Ambiental, por meio da realização de projetos de educação ambiental que tenham a APA e o Parque Estadual Jurupará como campos de ação.

Veja algumas fotos da reunião:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *