A SOS Itupararanga recebeu na manhã de ontem (18) a visita do Tenente Lincoln, comandante do 1º Pelotão de Polícia Ambiental, sediado em Sorocaba, para uma conversa sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga e as questões ambientais no município de Ibiúna. Juntamente com o Cabo Edson, o tenente ouviu a equipe da ONG, que enfatizou sua preocupação com os crimes ambientais e relatou sua atuação em apoio à gestão da APA.
O que motivou esta visita foi a apresentação pela SOS Itupararanga da imagem de satélite de alta resolução obtida por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), projeto pelo qual a ONG georreferenciou todas as nascentes e todos os cursos d´água da porção dos municípios que integram o território da APA. A ferramenta criada pela SOS também traz a definição das áreas de preservação permanente (APP) de todos estes corpos d’água, que variam de acordo com a legislação, permitindo identificar as intervenções nestas faixas de mata que são protegidas por lei.
De acordo com o Ten. Lincoln, a polícia ambiental realiza o mapeamento das ocorrências atendidas, e a ferramenta da SOS poderá agregar mais informações a este instrumento de fiscalização. Ficou combinado um novo encontro, desta vez com a área técnica da ambiental responsável por este mapeamento para que a ONG possa fornecer os dados.
Neste encontro tão produtivo, também foram indicadas possibilidades de novas parcerias entre a ONG e Polícia Ambiental, por meio da realização de projetos de educação ambiental que tenham a APA e o Parque Estadual Jurupará como campos de ação.
Veja algumas fotos da reunião: