A convite da CBA, a SOS Itupararanga visitou a Usina Hidrelétrica de Itupararanga no último dia 4. A visita foi motivada pela recente interação que vem acontecendo entre a empresa e a ONG, que tem buscado com frequência informações e dados relativos à represa para atender às dúvidas de seus associados e parceiros.
Por meio da maquete na entrada da empresa, foi possível explanar aos visitantes o funcionamento da usina e como se dá a geração de energia, o funcionamento do canal de adução, do descarregador de fundo e a forma como a água chega no reservatório do Clemente e na Casa de Forças da Usina.
A visita se estendeu ao Centro de Operação de Geração, e foi encerrada com uma breve reunião, na qual a SOS Itupararanga apresentou brevemente seu histórico e sua atuação na gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) de Itupararanga.
A visita proporcionou novos conhecimentos e a atualização de informações importantes, como o caso da continuidade da CBA na operação da barragem. Uma informação que chamou atenção foi o fato de a empresa ter ficado dois anos sem gerar energia devido à escassez de água na represa.
A empresa, que terá sua concessão encerrada no ano que vem, informou que a renovação não será efetuada. Um novo processo licitatório definirá quem será responsável por Itupararanga nos próximos 20 anos.
A SOS Itupararanga agradece a toda equipe da CBA pela receptividade e pela atenção sempre prestada à ONG quando solicitada.”