“Ahh, não vai acontecer nada comigo se eu experimentar essa droga!” ou “Não posso ficar fora dessa turma! Eles vão rir de mim e dizer que sou fraco!” . Todos os dias, também aqui em Ibiúna, muitos jovens são abordados e desafiados por usuários ou por pessoas que “traficam” drogas. Isso acontece na porta da escola, nas praças, nas ruas.
Mas, a Guarda Civil Municipal de Ibiúna, em uma atividade realizada com os alunos dos cursos de violão e informática da SOS Itupararanga enfatizou que Valente é quem fala NÃO às drogas!!!
Os guardas Giancolli, Marli, Patrícia e Trindade proporcionaram uma conversa aberta e direta, com muita informação e instruções sobre temas que cercam a rotina dos jovens: o bom uso da internet, o perigo das drogas, bullying na escola, bebidas alcoólicas e violência doméstica.
Muito participativos, os alunos da ONG fizeram diversas perguntas sobre estes temas variados, e compreenderam as consequências de se envolverem com o uso de drogas ilícitas, que é um caminho que começa pela dependência química, leva o jovem a assumir uma dívida sem volta e sofrer ameaças pelo traficante, e termina levando o jovem para a delegacia depois de uma simples abordagem na rua, cravando seu nome em um boletim de ocorrência que vai manchar sua ficha de antecedentes criminais por toda vida. Assim, um emprego, uma promoção no trabalho ou uma vaga em um concurso público são sonhos que nunca mais este jovem vai alcançar.
Há um ano vigente em Ibiúna, o decreto que criou a Patrulha Maria da Penha da GCM também foi um dos temas dialogados com os jovens.
O canil da GCM deixou o evento ainda mais divertido, sem deixar de lado o importante trabalho realizado pelo patrulhamento dos cães no dia-a-dia da Guarda Municipal. Zeus é um dos cães da GCM e mostrou todas as suas habilidades para abordagens e localizar drogas e armas escondidas. A filhote Zaira também divertiu os jovens, mas ainda está em treinamento para assumir as funções de apoio no patrulhamento.
Esta atividade reforça ainda mais a parceria da SOS Itupararanga e da Guarda Civil Municipal de Ibiúna, e a principal mensagem que deixamos de forma conjunta aos jovens é que a GCM é nossa parceira, que a equipe de guardas pode nos ajudar em um momento de perigo quando não temos nossos pais ou um adulto por perto.
Mais uma vez, a SOS Itupararanga agradece a parceria, o carinho e a dedicação dos GCMs Giancolli, Marli, Patrícia e Trindade com nossos jovens, e contamos sempre com a realização de novos encontros.
Confira algumas fotos do encontro:
É com imenso prazer que a Equipe do Canil participa destes eventos. É gratificante poder estar perto de pessoas importantes como vocês e de alguma forma acrescentar em algo na vida de cada um.
A unidade G.A.C encontra-se sempre a disposição.
Abraço!