A SOS Itupararanga realizou na manhã de hoje a apresentação do projeto Avaliação preliminar do uso e ocupação do solo e a influência sobre os recursos hídricos do território da APA de Itupararanga para a prefeitura de São Roque, município que integra esta unidade de conservação.
Financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), o projeto propõe uma atualização das informações sobre o uso e ocupação do solo da APA, tendo como ferramenta uma imagem de satélite com resolução de 4m, que foi dividida em 278 quadrículas de 2 km² para a análise detalhada de todo o território da APA. Foram selecionados 5% de toda a APA para um levantamento das particularidades e de áreas de interesse. O projeto gerou um diagnóstico atualizado, permitindo identificar quais as interferências resultantes das atividades existentes que afetam a qualidade e a quantidade das águas do reservatório de Itupararanga, e será um instrumento para o planejamento futuro e a gestão da APA.
A Chefe de Serviços Técnicos do Departamento de Meio Ambiente, Marcelly Grenga, participou da reunião e conheceu a imagem de satélite produzida pela ONG e todos os recursos que esta ferramenta oferece para a observação detalhada do uso e ocupação do solo de todo o território da APA de Itupararanga, como também, de todos os atributos naturais da unidade de conservação, como cursos d´água, áreas de preservação permanente APPs), nascentes, fragmentos florestais e várzeas. Marcelly comentou que esta ferramenta será muito importante para auxiliar nas análises dos pedidos de supressão de vegetação apresentados pelos munícipes, além da distinção entre os exemplares arbóreos de vegetação nativa e exótica.